quarta-feira, 10 de março de 2010

Pão, circo e copa do Mundo.

 Rousseau disse num de seus livros, algo que falta aos revolucionários:
''Perguntar-se-me-á se sou príncipe ou legislador, para escrever sobre política. Se eu fosse príncipe ou legislador, não perderia meu tempo em dizer o que é preciso fazer; eu o faria ou me calaria.''
Eu também não o sou, para vir aqui e dizê-los sobre tal. Mas é exatamente isto, que enseja o discurso onde se intenta a resolução dos problemas vividos por uma camada social. Num texto mais abaixo, refiro-me aos encalços sociais como problema ''de execução das condições mínimas para que um ser humano, sinta-se de fato e  por direito, um Cidadão'', e realmente, sendo eu, ou governante [príncipe] ou legisladora, os resolveria de forma clara e coesa, sem muito falatório.
Se temos disparidade de renda dividida, que esta seja, redistribuida, ora!
Vejamos que com 510 reais ninguém dignamente sobrevive. Sendo assim, movimentações de cunho 'igualitário' deveriam ser iniciadas por parte daqueles que formam o país. Logo, você e eu e ninguém diferente disso. Daí você pára e pensa: mas, afinal, o que posso eu fazer ??
Muito, minha gente!
A começar pela organização de pensamentos: você não é coitado porque Deus te escolheu para tal. Você vive a condição social imposta por você mesmo e pelos demais que te cercam. Ora, quando os Direitos básicos são privados mas, por Constituição garantidos, é você quem se omite no tocante de cobrá-los de quem, por DEVER, deve cumpri-los. Se você é obrigado a pagar X quantia ao município, mas este, em contrapartida, não te supre nos quesitos que esse mesmo imposto tem por obrigação, resolver, LOGO, você se torna 'DESOBRIGADO' a pagá-lo.
''Mas e a contravenção''?
É tudo um jogo de retorno: A Lei obriga que você pague, e que você receba o benefício.
Se você paga, deve receber
Se você NÃO paga, NÃO deve receber
MAS, se por ventura, você PAGA e não recebe o benefício, que obrigação é esta?
A lei só funciona quando se trata de nossos deveres? E quanto aos Direitos?
Se toda a população de João Pessoa, se negasse a pagar o IPTU, duvido muito que o Prefeito fosse multar cada um. É tudo uma questão de lógica: a totalidade faz a força!
Sei que o problema estatal é grande, mas, este, deve se valer dos princípios de ''bem estar comum''. Não é justo que sejamos obrigados a conviver com tamanha inconsequência, como também, não é justo que nossos irmãos sertanejos tenham que sobreviver as custas da fé em Deus.
É preciso pão, é preciso água!
Mas é preciso coragem para se fazer mudar!
Não seja palhaço na próxima eleição!
Duvido muito, que se NENHUM brasileiro votasse nos candidatos que irão daqui a pouco iniciar o ''obratório'' nacional, a União fosse prender toda a nação.Afinal, não há local pra tal, assim como não há suprimentos para mais de 180mi ou motivos.
Tentemos a ousadia!
Devemos nos unir, e nos conscientizar de que, do jeito que tá, não dá para continuar. Chega de somente pão, circo e copa do mundo embora essa ultima, seja bem interessante!

Nenhum comentário: